Culpa e depressão Ano 23 :: Edição Nº 280 :: Julho.2018 Por Mara Rubia Ritter - Psicóloga/nutricionista - Especialista clínica
Q10 saúde clínica integrada - contato@q10saude.com.br - 51 3597.3420


Em algumas pessoas a causa da depressão está relacionada com culpa. Entretanto, atualmente o que percebemos é a falta de “raízes” o que torna as pessoas depressivas. No corre-corre que a vida nos força a viver, algumas pessoas não se sentem pertencendo em lugar nenhum. Não conseguem mais se sentir em casa. As pessoas estão cada vez mais sentindo-se sozinhas, sem valor, sem pertencerem a ninguém. As pessoas em suas redes sociais, jogos, entretenimentos parecem estar ligadas. Mas estão ligadas a máquinas que não conseguem transmitir afeto.
A depressão, muitas vezes, é um grito de socorro da alma para se sentirem pertencendo a alguém. Elas precisam de “raízes fortes” para construírem a sua vida. Necessitam de seiva sadia, para se sentirem acolhidas neste mundo.
Atualmente percebemos que as pessoas conhecem muitas pessoas, mas está cada vez mais difícil criar e manter amizades e relacionamentos duradouros.
A falta de raiz emocional é a base para o desenvolvimento de depressão.
Nos dias de hoje, também podemos observar que o número de depressões aumenta, quando a base espiritual se torna cada vez mais frágil. É de estrema importância a busca de uma força superior. Precisamos nos sentir pertencentes a essa vida. É importante que as pessoas depressivas busquem lembrar o que sustentam sua infância.
Busque suas raízes.
Quando as pessoas esquecem a sua história, elas ficam desvalorizadas. A depressão vem para resgatar algo que está perdido. Trazer a conexão interior de afeto.